Prática docente e a formação do professor: reflexões sobre o ser professor nos cursos de Licenciatura do CCENS/UFES

Resumo: A prática docente é uma das questões que vem sendo amplamente discutidas por autores como Nóvoa (2007) e Pimenta (2000) e, estes, relacionam que o ser docente está atrelado a formação inicial e continuada deste sujeito, juntamente com as ideais e conceitos que este agrega na sua trajetória. Partindo desta percepção, objetivamos analisar a percepção que os docentes e discentes dos cursos de licenciatura do CCA-UFES possuem sobre a prática docente. Esta preocupação se deve ao fato de que atualmente o CCA-UFES possui quatro cursos de Licenciatura (Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física) que iniciaram suas atividades em 2009. Nesse sentido definimos o aporte metodológico na pesquisa qualitativa, histórica, bibliográfica, documental de análise qualitativa, descritiva e interpretativa. Os instrumentos que auxiliarão na análise dos dados se amparam na análise documental; entrevista semiestruturada, questionário semiestuturado e no diário de campo. A partir deste pretende-se conhecer as percepções que os sujeitos dos cursos supracitados possuem sobre a prática docente e como este se apresenta na formação do futuro professor.

Data de início: 2015-08-01
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Adília Alves Pereira
Aluno Mestrado Simone Ferreira Angelo
Aluno Mestrado Audrei Juliana Zeferino Vogel
Coordenador Andréia Weiss
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910