Formação de professores para a Educação Básica

Código: PFOR-1003
Curso: Ensino, Educação Básica e Formação de Professores
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A formação do professor e os diferentes espaços de formação. Condicionantes das práticas docentes na Educação Básica. Ensino e a construção de alternativas pedagógicas. Tendências na área de formação de professores. Identidade, profissionalidade, profissionalização, saberes e trabalho docente.
Bibliografia: CANDAU, V. Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
ESTEBAN, M. T.; ZACCUR, E. (orgs) Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FILHO, A.; CASTELLANO, S. (orgs.). Cultura e conhecimento de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à pratica educativa. 41. Ed.São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GERALDI. C. M. G., FIORENTINI, D., PEREIRA, E. M. A. (orgs.). Cartografias do trabalho docente. 2. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2000.
GOMES, N. L.;SILVA, P. B. G. e (orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PEREIRA, J. E.D.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GUSMÃO. N. M. M. (org.). Diversidade, cultura e educação – olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.
MONTEIRO, A. M.. 0. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
NÓVOA, A. Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto, 2007.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores -unidade teoria e prática?11. ed. São Paulo:Cortez, 2012..
VASCONCELOS, G. A. N. (org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FERREIRA, Jacques de Lima. Teoria e prática pedagógica. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2014.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910