Formação docente à luz das narrativas (auto) biográficas

Nome: Roberta da Costa Abreu
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marcos Vogel Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Andréia Weiss Examinador Interno
Juçara Gonçalves Lima Bedim Examinador Externo
Marcos Vogel Orientador

Resumo: O objetivo desse trabalho é investigar o processo reflexivo no âmbito das experiências vivenciadas por pibidianos do curso de Licenciatura em Química – UFES Campus Alegre – ES, à luz das narrativas (auto)biográficas. O procedimento de escrita das narrativas (auto)biográficas faz com que os sujeitos reflitam sobre suas vivências no processo de formação. Para esta pesquisa, o espaço elencado para observação e aprofundamento do estudo foi o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Química da UFES Campus Alegre – ES. Da totalidade inicialmente selecionada, três sujeitos de pesquisa foram eleitos para análise: um (01) bolsista, um (01) monitor e um (01) professor. A metodologia qualitativa entra em cena, tendo como instrumento de pesquisa a entrevista narrativa semiestruturada à guisa de oralidade e para análise, os programas R-Studio e Iramuteq foram ferramentas facilitadoras e Análise do Conteúdo (BARDIN, 1977), nosso referencial para análise. Os resultados apontaram que é possível considerar que as vivências na prática e seu processo de rememoração por meio das narrativas (auto)biográficas possibilitam que o educando reflita sobre o processo de formação, ressignificando-o de modo a se apropriar dessa formação rumo a se tornar um professor reflexivo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910