OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CASTELO-ES

Nome: Rômulo de Souza Avansi
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Andréia Weiss Orientador
Raisa Maria de Arruda Martins Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Andréia Weiss Orientador
Debora Monteiro do Amaral Examinador Externo
Marileide Gonçalves França Examinador Interno
Raisa Maria de Arruda Martins Coorientador

Resumo: Na pesquisa, buscou-se analisar as condições de trabalho para o desenvolvimento da atuação docente na educação formal, nos contextos das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino do município de Castelo-ES, Brasil. A pesquisa de cunho qualitativo, com contribuições do estudo de caso, favoreceu a produção de práticas dialógicas com os sujeitos da pesquisa, com levantamento de dados a partir de diversas fontes, as quais incluem a consulta documental e bibliográfica. Utilizou-se do referencial bibliográfico de Arroyo (2007, 2011), Caldart (2002, 2004, 2010, 2011), Freire (1982, 1987. 1990, 1996, 2004), Molina (2009, 2011, 2014, 2017), entre outros para estruturar as bases de reflexão e compreensão do significado da Educação do Campo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram dez professores de escolas do campo no município de Castelo-ES. Como instrumentos metodológicos, utilizou-se a consulta documental, o referencial bibliográfico, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Para análise dos dados, optou-se pela triangulação de dados. A pesquisa aponta que muitos são os desafios para os professores que atuam em espaços escolares localizados no campo. Aspectos como a formação de cada sujeito, a localização das comunidades onde as escolas estão inseridas, as relações sociais presentes em cada comunidade, entre outros fatores, foram apontadas como aspectos que de forma direta ou indireta afetam suas práticas dentro destes contextos. Com a pesquisa, foi possível compreender melhor o perfil dos docentes que atuam nas escolas do campo do município de Castelo-ES, e a relação destes sujeitos com a escola e a comunidade na qual estão inseridos. A pesquisa também contribuiu para a discussão de temas como a relação escolas-comunidade e o papel do professor nessa relação.

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