Ações dos docentes de Química que atuam no caparaó capixaba e seus condicionantes: uma análise

Nome: Willian Carey Alves Rocha
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/09/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gilberto Augusto de Oliveira Brito Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Carolina Galvão Marsíglia Examinador Externo
Andréia Weiss Examinador Interno
Gilberto Augusto de Oliveira Brito Orientador
José Gonçalves Teixeira Júnior Examinador Externo
Marcos Vogel Examinador Interno

Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa foi o conjunto de ações de dois docentes de Química que atuam em uma Escola Estadual situada na região do Caparaó Capixaba. Objetivou-se analisar como os fatores que condicionam estas ações, compreendidos nesta dissertação em sua formação inicial e continuada e suas condições de trabalho, se relacionam com os elementos que constituem sua prática pedagógica. De forma a especificar os objetivos, nos propusemos a delimitar as relações entre as ações dos docentes, sua formação e as condições de trabalho em que estão sujeitos e as analisar sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, referencial teórico deste trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram observações das práticas dos docentes, que resultaram em um diário, e uma entrevista com cada docente. Compiladas as informações das observações e entrevistas, estas foram relacionadas ao referencial teórico construído utilizando do método da triangulação de dados. Os resultados obtidos através de informações sobre a formação dos docentes evidenciaram uma formação didático-pedagógica precária e as falas sobre a relação entre os docentes e a gestão pedagógica indicam uma situação de submissão do trabalho docente, que resulta na alienação deste. Como foi possível relacionar a formação e as condições de atuação dos docentes com suas ações, as conclusões desta dissertação sugerem que o investimento em formação inicial e continuada para os docentes é uma forma de possibilitar uma formação pedagógica que os auxilie a compreender suas ações e as relações destas com a escola e a sociedade.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910