Laboratórios

Laboratórios
O Programa de Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores por seu caráter interdisciplinar utilizará os laboratórios localizados:
1) na sede do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da UFES na cidade de Alegre-ES,
2) no Departamento de Engenharia Florestal (DEF) na cidade de Jerônimo Monteiro, 20 km de Alegre

1) Na sede do CCENS/UFES – Alegre

a) Laboratório de Zoologia (57m2). Objetivos: preocupa-se com todos os aspectos da biologia animal, incluindo, morfologia, sistemática, etologia, caracterização faunística e paleozoologia de vertebrados e invertebrados. Estrutura: 3 estantes em aço, 3 armários em madeira, 3 armários em aço, 12 microscópios biológicos, 20 estereomicroscópios binoculares, estereoscópico trinocular, 3 cronômetros digitais, balança semi-analítica, GPS, conjunto quimógrafo, pneumógrafo, 2 paquímetros digitais, estufa de esterilização e secagem, freezer vertical 203L, microondas, aparelho retroprojetor, televisor 29 polegadas. As pesquisas desenvolvidas quanto ao estudo dos animais (Mastozoologia, Ictiologia, Ornitologia e Elotogia) torna-se base para as pesquisas que os Mestrandos irão desenvolver quanto ao ensino, possibilitando uma relação com os saberes escolares. Além disso, o Laboratório de Zoologia possibilita uma relação com o Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo – MUSES quanto as ações de ensino a ser utilizado com o diferente público escolar que o frequenta.

b) Laboratório de Ensino de Química 3 (LQ3) (60m2). O laboratório de ensino tem a estrutura típica daqueles encontrados nas universidades públicas do país, possuindo vidrarias e equipamentos básicos tais como balanças de precisão, pHmetros, condutivímetros, espectrofotômetros UV/Visível, fotômetro de chama, destiladores, capelas de exaustão, agitadores magnéticos, chapas de aquecimento entre outros. Dessa forma, o mesmo torna- se um espaço para se pesquisar a relação quanto ao ensino de Química e suas interfaces com o espaço escolar.

c) Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Matemática (30m2). Objetivo: oportunizar espaço aos acadêmicos e docentes do Curso de Licenciatura em Matemática para pensar e desenvolver intervenções para o ensino da Matemática. Estrutura: 11 computadores; 01 datashow, 4 mesas de reuniões, armários e material escolar para confecção de material concreto, além de livros didáticos de matemática do ensino básico para as atividades de análise de textos. Espaço oportuno para refletir sobre o Ensino de Matemática em suas várias possibilidades.

d) Laboratório de Botânica (45m²): espaço usado nas aulas práticas da graduação e atividades de desenvolvimento de TCC, sendo um ambiente profícuo para as pesquisas do mestrado em ensino. O laboratório possui equipamentos para o trabalho de coleta, herborização e identificação botânica (p.ex., pinças, estiletes, tesouras para coleta, podão, jornais, corrugados de alumínio, papelão, estufa, microscópios estereoscópicos, aparelho de microondas e bibliografias especializadas), material de papelaria para montagem das exsicatas (papel off set, guilhotina, linha e agulha de costura). Também possui computadores com acesso a internet, disponíveis para a elaboração das bases de dados. Bem como, microscópios e estereomicroscópios e equipamento de aquisição de imagens.

2) Laboratório localizado no Departamento de Engenharia Florestal (DEF) no município de Jerônimo Monteiro, a aproximadamente 20km de Alegre.

a) Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo - MUSES (80 m2) O MUSES está estruturado nas dependências da UFES (DCFM) em um espaço da União dos
Lavradores de Jeronimo Monteiro. Conta com duas salas de exposição do acervo das diferentes áreas, duas salas de apoio administrativo com mesas, cadeiras, ar condicionado, telefone fixo e acesso a internet, além de 5 armários, 3 notebooks, 1 impressora multifuncional, 2 microscópios binocular, 1 microscópio trinocular, 2 estereomicroscópios binocular, 1 estereomicrosócpio trinocular, 1 data show, 1 máquina fotográfica. Conta com banheiro masculino, feminino e uma copa com pia. Para as palestras e eventos utilizamos o Anfiteatro da União dos Trabalhadores Rurais de Jeronimo Monteiro, anexo ao Museu, com capacidade para 150 pessoas, com serviço de som e ar condicionado. O MUSES por oportunizar contato com um púbico diverso (escolar e geral), configura-se um espaço de mediação sobre o conhecimento científico a partir de atividades educativas.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910