Histórico

O Curso de Mestrado Acadêmico “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC)” do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está intimamente ligado à realidade do sul do estado do Espírito Santo. Região que possui uma economia baseada na agricultura e carente em várias vertentes, inclusive as questões que permeiam a Educação Básica.
Assim, tona-se necessário situar inicialmente que o Estado do Espírito Santo conta com 78 municípios, sendo o município de Vitória a capital do Estado. O Estado do Espírito Santo abriga a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) que se configura como uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber. Atualmente, a UFES possui quatro campis: dois na Região Metropolitana de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), um no Norte (CEUNES) e um no Sul, o antigo Centro de Ciências Agrárias (CCA) que deu origem a dois novos centros no ano de 2016: o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e o Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) que dividem o mesmo espaço físico e a integração entre os docentes e discentes dos 18 cursos de graduação, 08 de Mestrado e 03 de doutorado.
A necessidade de um curso de Mestrado na área de Ensino veio do anseio dos docentes que atuam no campo das licenciaturas ofertadas no antigo CCA, a fim de responder com ações propositivas às lacunas existentes no campo da pós-graduação na região relacionadas às áreas da educação e ensino.
É necessário relembrar que a constituição do quadro de ofertas de licenciaturas no antigo CCA configurou-se a partir do ano de 2007 quando o CCA aderiu ao plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o que possibilitou a criação e oferta dos cursos de licenciaturas no campo da Matemática, Física, Química e Ciências Biológicas. Os cursos de licenciaturas ofertados no campus de Alegre vêm ao longo desses anos fundamentando a formação inicial dos profissionais da educação que atuam na Educação Básica, promovendo reflexões acerca do ensino nas áreas específicas, bem como fortalecendo ações propositivas para a participação dos egressos na vida política, social e cultural do nosso país.
Dentro desse panorama o quadro de docentes ligados às áreas das licenciaturas ofertadas no antigo CCA, agora denominado CCENS, vinha refletindo e discutindo a cada semestre letivo acerca da necessidade que se apresenta de aprofundamento e continuidade dos estudos dos egressos dos cursos de licenciaturas. Dessa forma, no ano de 2015 nos reunimos e discutimos a possibilidade de submeter uma proposta de Mestrado Acadêmico para CAPES, sendo que no dia 24 de maio de 2016 saiu a recomendação favorável a aprovação da nossa Proposta avaliada pelo Comitê da Área de Ensino. Após isso, iniciamos o processo de tramitação para a instalação do Curso de Mestrado Acadêmico Programa de Pós-Graduação “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC)” na UFES (Resolução n. 38/2016, de 11 de agosto de 2016) e, na sequência, realizamos o 1ª edital de seleção para o PPGEEDUC, sendo que no mês de setembro do corrente ano, a 1ª Turma do Mestrado iniciou suas atividades.

É dentro dessa abrangência acadêmica que o campus de Alegre abriga a presente proposta do Curso de Mestrado Acadêmico que propõe a disseminação de estudos que contemplem pesquisas voltadas para as práticas de ensino de Física, Matemática, Ciências Biológicas, Química e Ciências Humanas na Educação Básica, tendo também como propulsores do conhecimento os estudos voltados para a formação inicial e continuada de professores.

Responder a essa demanda tem se configurado como função do grupo de professores que estão diretamente ligados aos cursos de licenciaturas do CCENS. Esse grupo de professores pertence aos departamentos que organizam a estrutura dos cursos de licenciaturas, a saber: Departamento de Biologia responsável pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Departamento denominado Química e Física que responde pelos cursos de licenciatura em Química e Física; Departamento de Matemática Pura e Aplicada que estrutura o curso de licenciatura em Matemática e o Departamento de Veterinária que abriga docentes da área da Educação que ministram disciplinas de fundamentos da educação e disciplinas pedagógicas.
Ampliando a esfera do CCENS, temos quatro professores advindos da sede da UFES em Vitória. Esses quatro professores atuam no PPGEEDUC, contribuindo com os estudos e pesquisas na área das Ciências Humanas e Ciências Naturais. Ainda temos a pretensão de ampliar o quadro docente com o retorno de alguns colegas que atuam na área de ensino e que se encontram em fase final do processo de doutoramento.

Alunos Formados e Matriculados:O programa conta com 33 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910