Ambientes virtuais de aprendizagem e seu potencial no ensino de ciências

Código: PFOR-1025
Curso: Ensino, Educação Básica e Formação de Professores
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Estudo da evolução dos ambientes virtuais e colaborativos. As diferentes modalidades de educação mediada pela tecnologia. A relação tecnologia e processo ensino/aprendizagem, enfocando aspectos da comunicação eletrônica, da Educação à Distância e de ambientes computacionais, Discussão sobre as possibilidades e limites oferecidos pelas tecnologias aplicadas à educação. Modelo de comunidade virtual orientada para a aprendizagem colaborativa (a plataforma Moodle). Os games enquanto facilitadores do processo ensino aprendizagem.
Bibliografia: ALAVA, S. et alli. Ciberespaço e Formações Abertas: Rumos a novas práticas educacionais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
FIORENTINI, L. M & MORAES, R. A. et Al. Linguagens e Interatividade na Educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003
LITWIN, E.(org.) Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed. 2001. 110p.
PALLOFF, R.M. e PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line. Tradução: Vinicius Figueira, Porto Alegre: Artmed, 2002. 247p.
PALLOFF, R.M. e PRATT, K.. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução: Vinicius Figueira, Porto Alegre: Artmed, 2004. 216p.
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância: experiência e estágio da discussão numa visão internacional. Tradução: Ilson Kayser. S. Leopoldo: Editora UNISINOS, 2001.
PRETI, Oreste (org.) Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT; Brasília: Ed. Plano, 2000. 268p.
SCHWARTZ, G. Brinco, logo aprendo: educação, videogames e moralidades pós-modernas. São Paulo : Paulus, 2014.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910