Conteúdos específicos no currículo e em livros didáticos

Código: PFOR-1020
Curso: Ensino, Educação Básica e Formação de Professores
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Concepções de currículo. Diversas implicações pedagógicas da organização curricular. Análise do livro didático e suas dimensões políticas e pedagógicas. Conteúdos de ensino no currículo e em livros didáticos. O planejamento do professor a partir da análise curricular e do livro didático.
Bibliografia: ABREU, R. G.; LOPES, A. C. A comunidade disciplinar de ensino de Química na produção de políticas de currículo. In: ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. Educação Química no Brasil. Campinas: Ed. Átomo, 2008.
APPLE, M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional?”. In: MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. (orgs.) 6. ed São Paulo: Cortez Editora, 2002.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral – Brasília: MEC, SEB, DICEL, 2013.
BUSNARDO, F.; LOPES, A. C. Os discursos da comunidade disciplinar de ensino de biologia: circulação em múltiplos contextos. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 87-102, 2010.
CANDAU, V. Reformas Educacionais hoje na América Latina. In: MOREIRA, A. (Org.). Currículo: Políticas e práticas. 11. Ed. Campinas: Papirus, 2011.
CANDAU, V.; MOREIRA, A. F. B. M. Currículo, Conhecimento e Cultura. In: (Orgs.). Indagações sobre o currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
CANEN, A.; MOREIRA, A. F. B. Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papiros, 2001.
GARCIA, N. M. D., Livro didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista. n. 44, p. 145-163, ab/jun. 2012.
JAMMER, M. Conceito de espaço. A história das teorias do espaço na física. Rio de Janeiro: Contraponto: Rio: Ed. PUC, 2010.
JAMMER, M. Conceito de força. Estudo sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC – Rio, 2011.
LEAL, M. C. Didática da Química: fundamentos e práticas para o ensino médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
LORENZ, K. Ciência, educação e Livros Didáticos do Século XIX: os compêndios das ciências naturais do Colégio Pedro II, Edufu, 2010.
LOPES, A. R. C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.
LOPES, A. MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910