Ensino de Matemática na Educação Básica

Código: PFOR-1008
Curso: Ensino, Educação Básica e Formação de Professores
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A importância do ensino da Matemática na Educação Básica. Novas propostas para o ensino-aprendizagem da Matemática e a necessidade de maior autonomia do professor: resolução de problemas, contextualização sócio-cultural, interdisciplinaridade, uso de tecnologias e outros materiais didáticos.Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes na atuação prática dos professores da Educação Básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais. Análise e organização de programas de ensino, visando a construção da cidadania e a interdisciplinaridade. Análise e utilização de livros didáticos e paradidáticos.
Bibliografia: ABRANTES, P. et alli, A Matemática na Educação Básica. Ministério da Educação, Lisboa 1999.
BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. in PARRA, C. e SAIZ, I. (orgs.). Didática da Matemática: reflexões psipedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. ESTRELA, A. et alli. Avaliação em Educação: Novas Perspectivas. Porto Editora, 1993. MATOS, J. F. Matemática e Realidade: Que papel na Educação e no Currículo? SPCE, 1995.
MEC. Guias de Livros Didáticos, MEC/SEB, 2000, 2002, 2003, 2005, 2006, 2008.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, 1998. MEC. Orientações Curriculares para o Ensino Médio, volume 2; Conhecimentos de Matemática, MEC/SEB, 2006.
PIRES, C.C. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo, FTD, 2000.
VALENTE, W. Euclides Roxo e a Modernização do Ensino da Matemática no Brasil.
Editora UnB, Brasília, 2004
Livros Didáticos de Matemática para os Ensinos Fundamental e Médio.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910