Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) da Ufes

  • Essa linha de pesquisa está relacionada às investigações que contemplem estudos que focalizem as concepções teórico-metodológicas das práticas escolares, a formação de professores na Educação Básica e as práticas de ensino em Ciências Humanas e Sociais. Investiga o processo de ensino e aprendizagem e sua interface com o contexto, histórico, social e cultural, as políticas públicas em educação, a produção de recursos didáticos, a prática da divulgação científica no Ensino Fundamental,a formação inicial e continuada de professores, o ensino e a diversidade, o ensino e o processo de inclusão escolar e social.

  • Essa linha de pesquisa compreende estudos que focalizem as práticas de ensino e a formação de professores nas áreas da Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática, considerando a contextualização do ensino na Educação Básica e os processos de formação inicial e continuada de professores. Investiga o processo de ensino e aprendizagem, as concepções teóricas, as metodologias de ensino, a produção de recursos didáticos, a ação docente e sua formação, a interface do ensino com o contexto social, cultural e desenvolvimento sustentável do meio ambiente

O Programa de Pós-Graduação em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” (PPGEEDUC) foi homologado na 163ª Reunião do CTC-ES, Parecer CNE/CES 615/2016 (Área de Ensino/CAPES), aprovado pela PRPPG/UFES para ter seu início em julho de 2016, sendo reconhecido pela Portaria n. 259, de 15 de fevereiro de 2017 (Diário Oficial da União, seção 1, n. 34, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017).

O PPGEEDUC propõe a disseminação de estudos que contemplem pesquisas voltadas para as práticas de ensino de Física, Matemática, Ciências Biológicas, Química e Ciências Humanas na Educação Básica, tendo também como propulsores do conhecimento os estudos voltados para a formação inicial e continuada de professores.

O programa tem sua sede em Alegre-ES, oferecendo o curso de Ensino, Educação Básica e Formação de Professores desde 2016 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa conta com 33 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910